Por que é tão dificil construir algo para todos de forma coletiva!?!
Amigos se propõem a forjar projetos que tem como intuito mudar focos, criar novas perspectivas, apromirar discussões que já não estão levando nada a lugar nenhum. O grupo faz um diagnóstico negativo do cenário no qual tentarao intervir, concordam em tudo ATÉ QUE CHEGA A HORA DA PRÁTICA!
A prática é o lugar onde as utopias vão para o ralo, suas pieguices, suas demogias, tudo o que vc passou dias filosofando a todos os ouvidos do universo cai por terra.
É muito louco, ao mesmo tempo q é extremamente negativo, o momento em que vc percebe que o seu sonho acabou, que a bacia das almas está lá e a sua deve se candidatar para nao perder sua vontade de viver.
O mundo da CONSTRUÇÀO COLETIVA vira o mundo das AUTORIDADES SE DEGLADIANDO.
Um joga um osso e todos querem roe-lo ao mesmo tempo!
É até divertido, ver amigos xingando um ao outro por trás, sendo que o momento de pôr os egos para brigar, como numa rinha de galos, é no momento em que um está cara a cara com o outro. Isto sim é uma disputa legítima!!! Quando dois nao se ouvem eles fazem um pacto onde um tem que estourar o timpano e as cordas vocais do outro! (Não estou brincando com a língua portuguesa neste momento, a coisa é feia assim mesmo!)
O exercício de auto controle de seu impulso autoritario é que te habilita para ser um ser coletivo, é uma pratica exaustiva, cheia de concessões, o dialogo deve ser mantido sempre na horizontal, etc. (O mundo ideal é sempre perfeito!) Eu poderia ficar horas a fio aqui só idealizando uma boa relaçao entre seres humanos e o exercicío de ouvir o outro para construir algo da forma menos egoista possivel, todavia prefiro questionar a prática!
Como que podemos ser tão ignorantes ao outro? Por que é que nao conseguimos manter uma boa relaçao mesmo tendo um objetivo comum? E pior ainda, como é possivel deixarmos que projetos pensados para atrair outras pessoas para tal interesse comum afastem os primeiros e isto de certa forma desmotive os segundos?
Quando a demagogia é muita a verdade é pouca!
Boa soluçao para isto é que ao menos um lado tome uma postura crítica de sua atitude perante a situaçao e convide seu novo "desafeto" ao dialogo, uma D.R. sobre as brigas e esclarecimento das posições achar os antagonismos, as diferenças e chegar ao consenso. Está atitude deve ser feita urgentemente, e os dois devem ser honestos, pois a hipocrisia no coletivo é algo desprezível.
Agora, que fazer se um ou nenhum dos dois lados quer ceder, se um ou nenhum dos dois lados conseguiu ter esta postura critica de si e conciliadora para com o outro?
Quanto a isso digo : É mais dificil de se lidar com o "Mundo" do que o que a minha vã filosofia pode empreender!
Nao que eu seja um cético temperamental, mas é triste ver quando as coisas nao dão certo simplesmente pq nos limitamos a não ouvir nem a nós mesmos. Quando nos julgamos diferentes dos outros uma hierarquia surge nesta relaçao, nao que eu seja um universalista louco também, e tambem nao estou na busca incessante pela real natureza humana, mas quanto de nossa mesquinharia é fruto do sistema que nos cerca?


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gritem!!!