segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mercado Animado



Tenho a razoável sorte de poder ter contatos quase que diários com crianças e seu universo infantil, isso me habilita e dizer o quanto o sistema capitalista é inteligente e está longe de quebrar, isto porque sabiamente já temos novos recrutas no exercito do consumo.
Nesta sociedade que ainda é mediada pelo espetáculo das imagens e da informação, temos que usando que sua habilidade e seus recursos tecnicos, a industria de monstrinhos consumistas se faz.

Perdemos, ao subjetivar o consumismo e a logica do trabalho disseminado pelo capitalismo, onde devemos dar nosso sangue sonhando com nossa ascenção financeira, aquilo que poderia nos tornar humanos melhores, a valorização, paralém da papagaiada televisiva, das relações humanas diretas.

Hoje precisamos comprar nossos amigos, familia, e principalmente nossas crianças. Neste ultimo caso, creio que esta situação se arrasta desde a criação da Disney, com sua industria de animação de desenhos e promoção de personagens com outros produtos que ultrapassam a tela da TV e do Cinema. Vivemos um boom de animações que suprem o tempo que não temos e povoam a mente de nossas crianças, nao lhes permitindo escolher e sim lhes impondo o consumo de todos os produtos a elas relacionados: Os Incriveis,. Eras do Gelo, Nemo,
e uma outra serie de personagens que com sua saga fraca e seus efeitos especiais não permitem às crianças vivenciar coisas diferentes, tudo que trabalha o ludico em sua vida é rapidamente esquecido após seus olhos serem iluminados pelos icones do sucesso americano em importar sua cultura, e ainda determina no universo ludico que o que nao é dinamico e engraçado, não presta, nao é atrativo.

O que mais me impressiona é a habilidade de nos apresentar o produto como um programa familia, posto que além de agir de acordo com a psicologia infantil, com uso de estéticas e cores especificas, milimetricamente calculadas, traz para nós adultos as suas piadas que somente para nós faz sentido, com teor politico, ou fazendo metalinguagem a passagens de cinema, ou parodiando programas de TV ligados ao universo adulto, escarancarando para nós que a história nao importa, o que importa é a risada que te torna mais um ser feliz, e seu filho será tambem um ser feliz quando voce lhe der a boa lembranca deste momento familia que passaram juntos, entao de-lhe uma passagem feliz para o Mc Donalds
e lhe compre o bonequinho, e nao se esqueça q ele precisa ostentar seus materiais escolares do seu personagem favorito, e nao suficientemente, compre-lhe roupas e faça sua festa de aniversario com a temática de todos os desenhos que vc e ele virao na sala de cinema.
Nao se esqueca de pedir seu atestado de incompetencia como responsavel por perpetuar a lógica capitalista que jorra pela cultura da potencia cultural, os EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gritem!!!