Tive a oportunidade de assistir a este filme pouco depois da festa do Oscar. Por sorte , gostei do que vi. O filme traz a trajetoria de um homossexual, Harvey Milk (Sean Penn), num momento em que ele dá um salto qualitativo em sua vida. Não vou aqui discecar o que se passa no filme, para isso, basta lerem sinopses e/ou preferivelmente assistirem. O filme tem uma narrativa simples, o que poderia nos deixar a impressão de que as coisas simplesmente acontecem, que aquela visão certamente romantizada da vida de um homem somente nos encheria os olhos de lágrimas, mas como disse, o filme trata , na minha visão, de um salto qualitativo na vida de uma pessoa. Aliás tal romantismo me fez até ter enteresse em visitar uma daquelas Wikis para saber melhor quem era o homem Harvey Milk. Vi que a biografia era bastante aproximada do personagem, pelo menos em sua trajetória política, não posso responder pelo seu trato com as pessoas e as coisas.
Enfim, o ponto que quero chegar é que, este filme traz a mim, enquanto ser que almeja a mudança drástica de várias coisas no mundo, no modo como as pessoas se relacionam principalmente, a noção de que não me basta ficar maquinando sobre o modo como as coisas poderiam ser melhores, pensando que uma coisa não está sendo conduzida do modo perfeito, mesmo porque este modo perfeito é relativo, o que devemos fazer é AGIR. Milk era, pelo menos o filme me mostra isto, um homem comum, numa sociedade opressora, que legislava sobre sua vida sem ouvír a ele nem a seus iguais, e Harvey sabiamente, após anos de exilio dentro de si, decidiu abraçar a sua propria causa e gritar! Assim, como digo para vcs gritarem, o seu ultimo grito, para quem sabe alguem escutar sua lamúria! Pois devemos ter em nossos míseras mentes que o homem deixa para a posteridade não seus pensamentos mas o que escreve, fala e faz!
PS.: Não estou aqui fazendo juizo de valor sobre o filme, como vêem este comentario nao é uma critica, é antes um simples apontamento.